Administração

Conselho de Administração

O Conselho de Administração se reúne uma vez por mês e tem como função a definição das políticas e diretrizes gerais, assim como a avaliação dos projetos propostos pela Diretoria Executiva e a aferição dos resultados alcançados.

O Conselho de Administração é composto por sete membros, eleitos pela Assembleia Geral e por ela destituíveis, com prazo de gestão de dois anos, permitida a reeleição.

Dos sete membros, quatro são representantes do acionista majoritário, sendo um destes o diretor-presidente da companhia. Um é representante dos acionistas minoritários, um é membro independente e, por fim, temos o conselheiro representante dos empregados da companhia.

Os membros do Conselho de Administração da Cagece são:

Nome Cargo
Delano Macedo de Vasconcellos Presidente do Conselho

Delano Macedo é engenheiro civil formado pela Universidade de Federal do Ceará (1990), com MBA Executivo em Finanças pelo Instituto Brasileiro de Mercado de Capitais – IBMEC (1997), especialização em Gestão Contábil (UFC-2000) e em Gestão de Negócios e Porjetos pela Fundação Dom Cabral (2007), MBA Empresarial pela Fundação Dom Cabral (2007). Atua como sócio-diretor da CPD Capital Consultoria LTDA, foi sócio e administrador da Parallax Venturex LTDA, diretor executivo do Banco Petra S/A e da Petra Corretora de Títulos e Valores Mobiliários LTDA, foi sócio-diretor executivo da SM Fomento Comercial LTDA e Sm Consultoria Empresarial LTDA. Possui, ainda, registro de Gestor Profissional de Recurso de Terceiros e atua como vice-presidente do Instituto Brasileiro dos Executivos de Finança (IBF Nacional) mandato 2019-2021.

Eduardo Sávio Passos Rodrigues Martins Vice-presidente do Conselho

Engenheiro Civil e doutor pela School of Civil and Environmental Engineering – Cornell University (2001), Eduardo Sávio é, atualmente, professor adjunto da Universidade Federal do Ceará – UFC, professor colaborador na Pós-graduação em Clima e Energia da Universidade Estadual do Ceará – Uece e presidente da Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos – Funceme. Atualmente, é representante da International Association for Hydrological Sciences (IAHS) no Brasil. Atua na área de Engenharia Sanitária, com ênfase em Hidrologia.

Carlos Emanuel Brito Salmito Membro do Conselho

Engenheiro Eletricista, formado pela Universidade Federal do Ceará (UFC), com especialização em Administração Pública (Estácio/FIC-2012). Trabalhou na Companhia de Integração Portuária (CearaPortos), de 2002 a 2005, com cargo Comissionado de Técnico de Suporte.  Ingressou na Cagece em 2006 como Engenheiro de Operação e Manutenção, sendo supervisor de Manutenção em Automação (2008-2013), gerente de Manutenção Eletromecânica e Automação (2013-2015), e atualmente responde pela Superintendência de Negócio Norte.

Neuri Freitas Membro do Conselho

Formado pela Universidade de Fortaleza no ano 2000 em Ciências Contábeis, Neuri possui ainda mestrado em Controladoria pela Universidade Federal do Ceará – UFC (2008). Tem MBA em Controladoria e Finanças pela Universidade do Grande Rio (2001). Com desempenho nas áreas administrativa e financeira, já atuou principalmente na esfera da controladoria, contabilidade, custos, sistema de informações gerenciais e orçamento. Na Cagece, já foi diretor de Mercado, gerente do departamento Financeiro e do departamento de Controladoria.

Ricardo Eleutério Rocha Membro do Conselho


Economista, professor titular da Universidade de Fortaleza – Unifor, analista econômico com experiência em gestão acadêmica e universitária, conselheiro do CORECON-CE (Conselho Regional de Economia) e vogal titular da Junta Comercial do Estado do Ceará (JUCEC). Ricardo é graduado em Ciências Econômicas pela Universidade de Brasília – UnB; tem curso de especialização em Administração Financeira (UNIFOR) e mestrado em Economia (CAEN/UFC). É mestre em Negócios Internacionais pela UNIFOR.

Sarah Feitosa Cavalcante Andrade Membro do Conselho

Sra. Sarah Feitosa Cavalcante Andrade é advogada com 20 anos de atuação e, Pós Graduação em Direito Público pela Universidade Christus, formada pela Universidade Federal do Ceará – UFC, especialista na área de Direito Eleitoral, foi eleita sócia-proprietária do escritório de advocacia Feitosa & Simões, ministrou disciplinas de Direito Empresarial e Instituições de Direito Público e Privado na Faculdade Latino Americana; Foi coordenadora do Diário Oficial do Município de Fortaleza e atualmente está contratada por empresa terceirizada e se encontra lotada na Controladoria Geral do Município de Fortaleza – CGM.

Renata Morais Duarte Serpa Membro do Conselho

A Sra. Renata Morais Duarte é natural de Fortaleza, mestre em Economia pela Universidade Federal do Ceará – UFC, com Pós Graduação em Gerência Financeira e Negócios Empresariais pela Fundação Getúlio Vargas – FGV e graduada em Ciências Atuariais pela Universidade Federal do Ceará. Profissional com 25 anos de experiência nas áreas atuarial, financeira e gestão. Exerceu cargo de Diretora e Assessora de Previdência no Instituto de Previdência do Município de Fortaleza – IPM. Exerceu o cargo de coordenadora atuária na Secretaria de Previdência Social do Ministério da Previdência Social em Brasília, nas definições de políticas e normas objetivando fomentar e regulamentar os RPPS instituídos pela União, Estados, DF e Municípios. Exerceu, por 12 anos, cargo de direção e atuária nas empresas de consultoria atuarial: Completa Assessoria Municipal, Probus Consultoria Atuarial e Gama Consultores Associados. Tendo atuado também como professora da Universidade Federal do Ceará do curso de ciências atuarias.

Comitê de Auditoria Estatutário

O Comitê de Auditoria Estatutário é um órgão vinculado ao Conselho de Administração da Cagece e tem como função dar suporte ao conselho na checagem, verificação e análise das informações, principalmente voltadas para risco, governança e auditoria interna.

O comitê é composto por três membros e tem nas suas atribuições, supervisionar as atividades desenvolvidas de controle interno, de auditoria interna e de elaboração das demonstrações financeiras da empresa; monitorar a qualidade e a integridade dos mecanismos de controle interno, das demonstrações financeiras e das informações e medições divulgadas pela empresa; avaliar e monitorar exposições de risco da empresa, entre outras atribuições.

Membros do Comitê de Auditoria Estatutário:

Nome Cargo
Clara Germana Rocha Coordenadora do Comitê

Graduada em Ciência Contábeis pela Universidade de Fortaleza – Unifor e bacharel em Direito, Clara Germana é perita contábil registrada no Cadastro Nacional dos Peritos Contábeis – CNPC. Possui pós-graduação em Planejamento Tributário pela Universidade Federal do Ceará – UFC e é membro do curso de extensão universitária Controle Social das Contas Públicas (Fundação Demócrito Rocha e UFC).

Lilia Palmeira Pinheiro Membro do Comitê

Com doutorado em Sociologia pela Universidade Federal do Ceará – UFC (2017), mestrado em Filosofia também pela UFC (2006), especialização em Filosofia Clínica (2011) e graduação em Filosofia pela Universidade Estadual do Ceará – Uece (2000), Lilia tem experiência docente na área de Filosofia, com ênfase em Lógica, Filosofia da Linguagem e Filosofia da Ciência. Dedica-se, atualmente, à pesquisa científica e à docência em Filosofia na UFC e na Uece.

Renato César Pereira Lima Membro do Comitê

O Sr. Renato César Pereira Lima é bacharel em Direito pela Universidade de Fortaleza (Unifor). É especialista em Direito Empresarial (ESA/UVA) e mestre em Direito e Gestão de Conflitos (Unifor). Exerceu a advocacia por uma década, tendo atuado como assessor jurídico da Comissão de Constituição, Justiça e Redação da Assembleia Legislativa do Estado do Ceará e como conselheiro estadual da Ordem dos Advogados Brasil (OAB-CE). Foi secretário da Regional VI e Secretário Municipal da Gestão Regional.

Conselho Fiscal

A Cagece instituiu um Conselho Fiscal permanente formado por cinco membros e suplentes em igual número, eleitos em Assembleia Geral e com mandato de um ano. Suas prerrogativas, deveres e responsabilidades estão previstas na Lei 6.404/76.

Dentre suas atribuições destacamos a análise de balancetes e demais demonstrações financeiras elaboradas periodicamente pela Companhia.

Quanto à periodicidade das reuniões, o Conselho Fiscal se reúne, ordinariamente, uma vez por mês.

Os membros do Conselho Fiscal da Cagece, eleitos em abril de 2022, são:

Nome Cargo
Marcos Cesar Cals de Oliveira Presidente do Conselho

O Sr. Marcos Cesar Cals de Oliveira possui graduação em Sociologia e pós-graduado em Gestão Pública e MBA em Logística pela Universidade de Fortaleza (UNIFOR). Em 1986, foi eleito deputado estadual e reeleito nos anos: 1990,1994,1998,2002 e 2006. Ocupou por duas vezes o cargo de primeiro-secretário da Assembleia, e posteriormente, foi eleito Presidente para o biênio 2003/2004, sendo reconduzido, por
unanimidade de votos, para o biênio 2005/2006. Em sua gestão foi instalada a TV Assembleia, sendo o primeiro canal de televisão com transmissão aberta do Poder Legislativo do Brasil. Outra conquista alcançada no âmbito legislativo foi a concessão da FM Assembleia junto ao Congresso Nacional. Com uma equipe de profissionais especializados, deixou a emissora preparada para a instalação, munida com equipamentos de última geração. Em 2007, licenciou-se e assumiu a Secretaria da Justiça e Cidadania do Estado do Ceará, permanecendo naquela pasta até março de 2010. Em 2011 assume a presidência estadual do Partido da Social Democracia Brasileira – PSDB, permanecendo até 2013. Em 2013, saiu do PSDB e filiou-se ao recém criado Solidariedade (partido político) (SDD). Em 2016 foi nomeado superintendente do Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária do Estado (Incra-CE), permanecendo na referida instituição até o ano de 2019. Em 2019 foi nomeado para exercer a função de Secretário Executivo de Habitação e Desenvolvimento Urbano da Secretaria das Cidades. E em 2022, foi nomeado Secretário Titular da Secretaria das Cidades, onde permanece até o presente momento.

Luiz Fernando Simões da Silva Membro do Conselho

Graduado em Engenharia pela Universidade de São Paulo (UNIP), com Mestrado em Administração pela Universidade Estadual do Ceará (UECE), atuou como consultor empresarial na área privada e como Diretor Administrativo Financeiro do Departamento Estadual de Rodovias – DRE e Departamento Estadual de Trânsito – Detran/CE. Integrou os Conselhos Fiscais de órgãos públicos como Metrofor, Cogerh e Ceasa. Atualmente é Assessor Executivo no Complexo Industrial e Portuário do Pecém – CIPP e professor universitário da UniChristus.

Eudoro Walter de Santana Membro do Conselho

Engenheiro Civil formado pela Universidade Federal do Ceará (UFC), especialista em Equipamentos de Petróleo pela Universidade Federal da Bahia, concursado da Petrobrás. Foi Deputado estadual por 4 mandatos, destacou-se no parlamento como estudioso do Orçamento Público e dos recursos hídricos, assumindo presidência da Comissão de Agropecuária e Recursos Hídricos, atuando também em mais oito comissões técnicas da Assembleia Legislativa. Exerceu vários cargos na Administração Pública, entre eles: Diretor Regional do Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária – INCRA, Secretário de Agricultura e Reforma Agrária do Estado do Ceará, Presidente do Instituto de Estudos e Pesquisas para o Desenvolvimento do Estado do Ceará (INESP), Diretor Geral do Departamento Nacional de Obras Conta as Secas – DNOCS por 8 anos, Secretário Executivo do Conselho de Altos Estudos da Assembleia Legislativa do Estado do Ceará. Foi Superintendente do Instituto do Planejamento de Fortaleza – IPLANFOR, de 2013 a 2020, recebendo do então Prefeito Roberto Cláudio o desafio de elaborar um Planejamento Estratégico para Cidade de Fortaleza, que culminou no “Plano Fortaleza 2040” entregue aos fortalezenses em dezembro de 2016. Foi Assessor Especial na Coordenadoria Especial de Programas Integrados na Prefeitura Municipal de Fortaleza e no Gabinete da Vice prefeitura de Fortaleza.

Joaquim Lúcio Melo Freitas Membro do Conselho

Advogado, graduado e especializado em Processo Eleitoral pela Universidade de Fortaleza Data de Nascimento: 18/11/1982 UNIFOR e pós-graduado em Direito Público pela Universidade Estadual Vale do Acaraú – UVA. Atua na advocacia pública e eleitoral há mais de 19 anos, além de ter desempenhado as funções de Procurador Geral Municipal, Secretário Municipal, Advogado Sênior de entidade Autárquica e Coordenador de Departamentos de órgãos públicos. Atualmente ocupa o Cargo de Gestor de Contratos da Câmara Municipal de Fortaleza, vinculado à Central de Contratações da Casa.

Suplentes Suplentes

Gioconda Vieira Bretas

Raimundo Weber de Araújo

Sabrine Gondim Lima

Tirshen Maia Martins

Quadro de Diretores

Nome Cargo
Neuri Freitas Diretor-Presidente | DPR

Possui graduação em Ciências Contábeis pela Universidade de Fortaleza (2000), MBA em Controladoria e Finanças pela Universidade do Grande Rio (2001), Mestrado em Controladoria pela Universidade Federal do Ceará (2008). Com uma atuação vasta nas áreas administrativa e financeira, com ênfase em Ciências Contábeis, atuou principalmente nos seguintes temas: controladoria, contabilidade, custos, sistema de informações gerenciais e orçamento. Na Cagece, já ocupou cargos de gerente financeiro e do departamento de Controladoria. Atualmente, é vice-presidente da Região Nordeste I, que compõe a Diretoria da Associação Brasileira das Empresas Estaduais de Saneamento (Aesbe). A região Nordeste I contempla além do Ceará, os estados do Maranhão, Piauí, Rio Grande do Norte e Paraíba.

Dario Perini Diretor Financeiro e de Relações com Investidores | DFR

Empregado de carreira na Cagece, ingressou por concurso em 2004. Administrador de Empresas, especialista em Administração Financeira pela Universidade Estadual do Ceará (UECE) e mestre em Administração e Controladoria pela Universidade Federal do Ceará (UFC), tem uma ampla experiência na área financeira e contábil da Cagece. Esteve à frente da Gerência Financeira de 2007 a 2013 e da Gerência Financeira e de Contabilidade de 2013 a 2014, além de ter sido Superintendente Financeiro e de Ativos de nov/2014 até mar/2015. Atuou como Diretor de Gestão Corporativa entre março de 2015 e janeiro de 2020.

João Menescal Diretor de Operações | DDO

Possui graduação em Engenharia Civil pela UFC (1996), mestrado em Hidráulica e Saneamento, pela EESC/USP (2003), pós-graduação em Gerenciamento de Projetos, especialização em Gestão de Negócios pelo SEST SENAT ITL (2019). Já foi assessor especial de gerenciamento de projetos na Secretaria de Insfraestrutura da Prefeitura de Fortaleza (2013-2015) e também diretor de implantação no Metrofor (2015/2020).

Cláudia Caixeta Diretora de Mercado | DMC

Engenheira Química (1996) e funcionária de carreira da Cagece desde 2002, é doutora em Saneamento Ambiental (2001), pela Universidade Federal do Ceará (UFC) e mestre em Engenharia Química (1999), pela Universidade Federal de Uberlândia (UFU). Na Cagece, a engenheira já atuou na Gerência de Meio Ambiente, na Gerência de Desenvolvimento Empresarial e na Gerência de Responsabilidade e Interação Social, tendo sido gestora nas duas últimas. Além disso, lecionou em instituições como o Cefet, o Centec e a FIC.

José Leite Diretor de Gestão Corporativa | DGC

Economista por formação, José Leite Gonçalves Cruz esteve nos últimos anos na presidência das Centrais de Abastecimento do Ceará S/A (Ceasa). Com experiência na área de administração, é mestre em Negócios Internacionais pela Unifor e exerceu o cargo de secretário executivo de Planejamento e Gestão Interna da Secretaria do Desenvolvimento Agrário do Estado do Ceará (SDA). Foi presidente do Instituto Agropolos e esteve à frente da coordenação de Planejamento e Gestão da SDA. José Leite também foi prefeito de Barbalha por dois mandatos consecutivos e funcionário de carreira do Banco do Brasil por 32 anos.

Carlos Salmito Diretor de Negócio do Interior | DNI

Engenheiro Eletricista, formado pela Universidade Federal do Ceará (UFC), com especialização em Administração Pública (Estácio/FIC-2012). Trabalhou na Companhia de Integração Portuária (CearaPortos), de 2002 a 2005, com cargo Comissionado de Técnico de Suporte. Ingressou na Cagece em 2006 como Engenheiro de Operação e Manutenção, sendo supervisor de Manutenção em Automação (2008-2013), gerente de Manutenção Eletromecânica e Automação (2013-2015), e atualmente responde pela Superintendência de Negócio Norte.

José Carlos Asfor Diretor de Engenharia | DEN

Engenheiro Civil (1999), integra o quadro da Cagece desde 2002. Em sua carreira, já desempenhou as funções de assessor da Diretoria de Engenharia, Gerente de Apoio à Coordenadoria de Saneamento Ambiental, Diretor Adjunto de Planejamento e Controle e Superintendente de Planejamento e Captação de Recursos. O engenheiro é especialista em Sistemas de Águas de Abastecimento e Residuárias (2004) e obteve a certificação Project Management Professional (PMP®) em 2010.

Pedro Victor Pontes Diretor Jurídico | DJU

Advogado, graduado em Direito pela Universidade de Fortaleza – UNIFOR, cursou Master Of Laws (LLM) em Direito Empresarial pela Fundação Getúlio Vargas. Atuou como Gestor Jurídico na empresa J. Macêdo S.A; advogado na R. Amaral Advogados; e, consultor jurídico, prestando assessoria para empresas com atuação no mercado de alimentos, locação de equipamentos, máquinas, têxtil, transportes, logística, material hospitalar, varejo, construção civil, obras de infraestrutura e energias renováveis.

Luciano Arruda Diretor de Gestão de Parcerias | DGP

Graduado em Ciências Jurídicas pela Universidade de Fortaleza – UNIFOR, foi secretário-executivo do Planejamento e Gestão da Secretaria do Turismo do Ceará; coordenador de Relações Institucionais e Internacionais da Secretaria do Turismo da Prefeitura de Fortaleza; secretário-chefe do Gabinete da Prefeitura de Sobral; chefe do Gabinete da Presidência da Companhia de Gestão Portuária do Ceará – Ceará Portos/Porto do Pecém; além de coordenador jurídico e professor do curso de Administração da Universidade Estadual Vale do Acaraú.

Última atualização: 13 maio, 2024

Fechar